7 motivos para morar no litoral

Você já sonhou em morar na praia? E se eu disser que esse sonho é possível e que pode ser ainda melhor do que você imagina?

O litoral não precisa ser um lugar apenas para visitar nas férias ou em feriados prolongados.

Muitas pessoas vivem próximas ao mar e são muito felizes. Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Nova Zelândia, pessoas que moram perto da praia são menos estressadas. Ainda tem dúvidas se essa é uma boa ideia? Listamos alguns motivos para convencer você a se mudar para a praia:

1. Aumenta a qualidade de vida

As pessoas que moram na praia também têm problemas, mas com certeza fica bem mais fácil pensar em soluções vendo uma bela paisagem e ouvindo o barulho do mar. O contato com a natureza deixa as pessoas mais felizes e produtivas.

Ter uma vida mais equilibrada, com menos trânsito e mais tempo para a família e os amigos faz bem para o corpo e para a mente. Os hábitos das pessoas que moram na praia favorecem um estilo de vida mais feliz.

2. Melhora a saúde

O ar salgado alastrado pelas ondas do mar melhora o sistema respiratório. A água salgada faz bem para a pele e para a circulação do sangue. Além disso, morar no litoral aumenta as oportunidades de exposição ao sol e, por conta disso, o consumo de vitamina D: nutriente muito importante para o nosso corpo - que protege o sistema imunológico, reduz o risco de câncer, eleva a saúde dos ossos, entre outros benefícios.

3. Possibilita várias opções de lazer

Cidades litorâneas recebem um grande número de turistas e, por isso, garantem vastas opções de cultura e lazer. Felizmente, essa característica também favorece os moradores dessas regiões.

Ubatuba por exemplo, oferece, além de lindas praias e belezas naturais, diversas opções de restaurantes, bares trilhas ecológicas, praças, feiras, sorveterias, entre outras possibilidades.

4. Motiva a prática de exercícios físicos

A praia motiva as pessoas a praticarem exercícios físicos. É comum ver pessoas nesse ambiente caminhando, andando de bicicleta, ou até mesmo brincando ao ar livre com as crianças.

Além do visual e do contato com a natureza, outra explicação para as pessoas terem mais energia é a tranquilidade que esses lugares oferecem. Afinal, a praia recarrega as energias dos moradores e deixa todo muito mais calmo.

5. Oferece possibilidades de emprego

Localidades com praia oferecem oportunidades de emprego em diversas áreas de atuação. É o caso de Santa Catarina, por exemplo, um estado que está em constante crescimento e se destaca em vários setores: comércio, turismo, agropecuária e indústria.

Portanto, você vai aproveitar todos os benefícios de morar em uma cidade litorânea, podendo contar com boas oportunidades de emprego.

6. Valorização do imóvel

Imóveis em regiões litorâneas são muito procurados, principalmente em épocas de alta temporada. Os turistas procuram por casas na praia como opções de estadia.

Portanto, um imóvel na praia tem a tendência de valorizar muito devido a essa procura, seja para venda - afinal muita gente tem buscado investir em locais como esse ou até mesmo para morar -, seja para alugar para os turistas.

O aluguel por temporada é uma modalidade muito utilizada por famílias grandes ou grupos de amigos que vão viajar. Esse tipo de alternativa oferece mais conforto e intimidade para os turistas durante o período de férias. Portanto, casas de veraneio têm uma ótima tendência de valorização, e se mostram um excelente investimento.

7. Redução de custos com viagens

Quando você já estiver morando na cidade litorânea, não haverá gastos com viagens para a praia. Muitas pessoas escolhem passeios praianos para aproveitar e relaxar nas férias e muitas vezes isso pesa bastante no orçamento da família.

Em épocas de alta temporada, os custos de viagem, hospedagem e transporte são muito altos. Ou seja, você não vai ter que pagar preços elevados para aproveitar uma praia.

As viagens para a praia também são muito procuradas na época do carnaval, então você consegue aproveitar um feriado como esse, curtindo todos os eventos culturais e típicos de cidades litorâneas.

Morar na praia é uma excelente alternativa. Como vimos, as cidades litorâneas não servem apenas para passear: são ótimos lugares para se viver e oferecem vários benefícios aos seus moradores - além de serem lindas. Afinal, quem não quer acordar todo dia e ver uma paisagem de tirar o fôlego?

Gostou dos motivos que separamos? Já está preparando as malas?

Então compartilhe nas suas redes sociais e convença seus amigos a fazerem o mesmo!