Veja o que deve ser observado durante a vistoria de imóvel

O laudo de vistoria de imóvel é um documento muito importante tanto para a compra e venda desses bens quanto para a locação. Ele atesta o estado exato que se encontra o imóvel, com todas as suas particularidades.

Nele, quaisquer problemas com estrutura, acabamentos e outros detalhes do imóvel serão registrados, isso influenciará os direitos e deveres de cada parte no contrato.

Neste texto mostraremos os pontos mais importantes que devem ser observados durante a vistoria para que você não deixe passar nenhum detalhe. Confira!

Estrutura

O primeiro ponto que deve ser observado em uma vistoria de imóvel é a estrutura do bem de forma geral. Veja se não há rachaduras nas paredes e vigas, afundamentos nos pisos etc.

Neste ponto talvez seja necessário a ajuda de um profissional, que verificará melhor esses detalhes, afinal algumas rachaduras são superficiais e não apresentam perigos, enquanto outras podem condenar todo o imóvel.

Fique atento a esses pontos e, se verificar alguma situação que foge do seu conhecimento sobre o assunto, não deixe de pedir uma segunda opinião antes de assinar o laudo.

Sistema elétrico e hidráulico

Os sistemas elétrico e hidráulico também devem ser um tópico de destaque no laudo de vistoria, afinal eles são utilizados diariamente e qualquer problema aqui pode ter um custo elevado para conserto.

É essencial contar com ajuda profissional, que fará uma análise completa de todo o sistema para verificar a qualidade da fiação utilizada, o estado de conservação e a presença de vazamentos escondidos.

Qualquer problema desses pode trazer riscos para os moradores e para o imóvel, como infiltrações, custos elevados com conta de água ou luz e, em casos mais graves, incêndios.

Acabamentos

Os acabamentos também são uma parte importante - e bem visível - do imóvel, então a sua conservação é fundamental. Quando há algum problema os custos são elevados e as reformas atrapalham o dia a dia dos moradores, por isso é essencial analisá-los bem.

Veja o estado dos pisos e azulejos utilizados na construção, o gesso do teto, rodapés, pedras dos banheiros e cozinha, espelhos de tomada, interruptores e outros pontos desse tipo.

Se houver algum problema, negocie com o proprietário como se dará a manutenção, se ele se responsabiliza pelas trocas necessárias ou se você consegue algum desconto no pagamento para fazer isso.

Portas e janelas

As portas e janelas são partes importantes de um imóvel e é fundamental que elas estejam com um bom estado de conservação e sem defeitos que atrapalhem o uso.

Primeiro avalie se não há rachaduras, partes comprometidas ou se a pintura não está com problemas. Depois abra e feche todas as portas e janelas várias vezes, para conferir se elas estão funcionando corretamente, não emperram ou fazem muito barulho.

Aqui também é bom avaliar se não há nenhum problema relacionado a cupins, que podem estragar os itens de madeira. Fazendo isso você terá mais segurança na hora de comprar ou alugar o imóvel.

Conhecendo todos esses pontos que devem ser observados na vistoria de imóvel, você pode fazer uma compra ou locação com mais segurança e planejar melhor seus custos, afinal não haverá gastos surpresa com a manutenção de algum desses itens. Não esqueça que uma imobiliária poderá auxiliar nesse momento, elaborando o laudo e verificando todos os pontos.