7 passos para escolher uma imobiliária



Quando decidimos comprar um imóvel, surgem diversas dúvidas e uma delas é com quem comprar, não é mesmo!? Essa decisão requer muita atenção, pesquisa e planejamento. Para fazer o melhor de negócio, saber escolher a imobiliária certa e o atendimento especializado é fundamental.

Atualmente, esse é um mercado que reúne diversas opções de empresas e profissionais, no entanto, encontramos muitos e, em muitos casos, são "mais do mesmo". Isso pode dificultar a busca por um serviço realmente de qualidade, que te dê mais suporte em todas as etapas de uma transação. Nessas horas, nada como um empurrãozinho na direção certa.

Uma boa imobiliária traz vantagens para todas as partes envolvidas na compra ou venda do seu imóvel.

Confira as dicas que preparamos pra você, com os 7 passos para escolher uma imobiliária!

Observe a carteira de imóveis

Uma boa carteira de imóveis é algo que diz muito sobre a qualidade e a capacidade de uma imobiliária, e você não pode deixar de considerar esse fator na hora de escolher quem vai estar ao seu lado durante essa transação. Uma empresa de qualidade e com bom posicionamento no mercado é aquela que consegue reunir grande de bons imóveis em sua carteira.

Quanto maior a variedade de imóveis que a imobiliária possui em sua carteira, mais fácil fica de você encontrar o que se encaixa mais nas suas necessidades, tanto de moradia, quanto financeira.

Assessoria jurídica

Muita gente ainda não sabe disso, mas algumas imobiliárias oferecem assessoria jurídica para os seus clientes, sem nenhum custo, como é o caso da BR House. E o corretor pode até servir como testemunha legal em casos de processos ou discordâncias entre as partes numa transação de compra ou venda.

A empresa ajuda na elaboração dos contratos e na escolha das garantias contratuais, além de fazer sugestões pertinentes e observar se as cláusulas estão em consonância com a nossa legislação. Com isso, você efetua a compra do seu imóvel tranquilo, tem respaldo legal e pode fazer a venda ou compra sem se preocupar com problemas futuros.

Vale lembrar que, a maioria dos contratos de compra de imóveis novos são num formato padrão e são elaborados pela própria construtora ou incorporadora. Nesses casos, a assessoria jurídica pode te auxiliar no entendimento do contrato e no diálogo com as partes envolvidas no processo.

Acompanhamento na vistoria

A vistoria é um dos momentos cruciais antes de assinar um contrato de compra e venda e, por isso, a ajuda de uma imobiliária é muito importante para que você não cometa erros. Pode até parecer que essa tarefa é simples, mas o fato é que ela envolve alguns fatores técnicos dos quais você não pode abrir mão.

É justamente a vistoria que permite avaliar detalhe por detalhe de como se encontra o imóvel e como ele será entregue ao novo proprietário.

Analise o histórico da empresa

Faça uma detalhada pesquisa sobre as negociações passadas e procure saber quais são os valores, a missão, os objetivos e o posicionamento da empresa no mercado de imóveis.

Analise a relação que os corretores mantêm com os clientes, parceiros e colaboradores. O jeito mais fácil de fazer isso é por meio da internet: faça pesquisas e verifique se existem muitas pessoas insatisfeitas com os serviços prestados. É importante também procurar registros no site do PROCON e outras instituições de defesa do consumidor.

Visite o escritório da imobiliária

Outra questão importante é visitar o escritório da imobiliária. Nessa época em que é possível saber de tudo pelo Google, não é raro que muitas pessoas optem por fazer o máximo de coisas por meio do celular ou do computador. Mas o fato é que dar uma checada presencial no ambiente físico é algo que pode te ajudar a descobrir muito sobre a empresa.

Qualquer organização com boa saúde financeira não hesitará em investir em um local sofisticado para receber os seus clientes. Redobre a atenção com estabelecimentos de "fundo de quintal". Quem não cuida do próprio patrimônio, definitivamente, também não saberá cuidar do seu.

Avalie os canais de atendimento

Além de analisar o espaço físico da imobiliária, avaliar a eficácia dos canais de atendimento é outra estratégia interessante para descobrir se a empresa tem a capacidade que você espera para ajudá-lo. Assim, é possível identificar se o empreendimento está funcionando bem, se há profissionais disponíveis para responder suas perguntas, se é fácil fazer contato quando for preciso, etc.

Se o e-mail for uma das formas de falar com o corretor, não deixe de avaliar o tempo e a qualidade das respostas para as suas mensagens. Da mesma maneira, teste o contato via telefone ou chat disponível no site e verifique se o atendente é educado, preparado e tem conhecimento suficiente para te dar o suporte necessário.

Divulgação nas melhores mídias

Você pode até não ter parado para pensar sobre isso, mas a divulgação bem-feita faz toda a diferença na hora de encontrar ou vender um imóvel. Isso significa não só criar um bom anúncio, mas também usar os canais certos.

Os profissionais do ramo sabem quais são as melhores mídias e os melhores formatos, gastando apenas o necessário e atingindo justamente as pessoas que, efetivamente, têm mais chances de fechar negócio.

Atualmente, não dá mais para ficar de fora do universo online, pois quase todo mundo utiliza os buscadores para procurar um imóvel. O corretor também tem redes sociais e acesso total aos portais imobiliários, te ajudando não só a vender uma propriedade, mas também a encontrar o que procura.

Por fim, contar com a ajuda de uma imobiliária é importante, pois os seus profissionais ajudarão a gerir de forma inteligente todos os problemas e eventualidades que surjam ao longo do processo. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o trabalho do corretor não acaba quando você assina o contrato.

Ele e os demais funcionários da empresa continuam disponíveis para tirar qualquer dúvida e auxiliar você em qualquer aspecto necessário, trazendo mais segurança para quem compra e quem vende o imóvel, além de outros que estejam envolvidos na transação. Em um mercado tão valorizado, esse é um diferencial muito importante.

Trilhando os passos certos e usando de um pouco de estratégia, não vai ser difícil encontrar uma empresa idônea, com expertise no mercado e capacidade de fazer tudo o que você precisa em termos de transações imobiliárias.